Este assunto pode parecer um pouco confuso, mas não é.
Falaremos suscintamente sobre tonalidade, para não gerar muitas dúvidas agora. O que não quer dizer que o assunto não seja importante. Pelo contrário. É um assunto muitíssimo importante, por isso deve ser abordado mais a fundo por você, futuramente.
O TOM, ou a tonalidade de uma música é basicamente o conjunto de notas que podem ser usadas nessa música.
Exemplo:
DÓ MAIOR é uma tonalidade, ou um tom.
Ou seja, é um grupo de notas para ser usado em determinada música.
As notas que compõem o tom de DÓ MAIOR são ( DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI ).
Repare que, nem notas com SUSTENIDOS nem notas comBEMÓIS são tocadas no tom de DÓ MAIOR .
Então para tocarmos uma músca em DÓ MAIOR não devemos tocar notas com sustenidos ou bemóis, devem ser tocadas somente as notas naturais.
OUTRO EXEMPLO
SOL MAIOR
No tom de SOL MAIOR as notas que fazem parte dele são:
SOL-LA-SI-DO-RE-MI-FA#-SOL Somente essas notas fazem parte do tom de sol maior.
Existem muitas tonalidades diferentes. Algumas são meramente teóricas.Por isso explicaremos somente a forma prática de identificar, a maneira de descobrir quais as notas que podem ou não ser usadas em cada tom, e como identificar na partitura o tom de uma música.
Pois como já foi dito, existem muitos tons diferentes, além do que, na prática, dois tons de nomes diferentes podem ter as mesmas notas.
Seria uma explicação pouco proveitosa, e deixaria muitas dúvidas. Então vejamos primeiro como saber que notas podem serusadas no tom.
VEJA O EXEMPLO
Esta partitura pode estar escrita no tom de Sol maior ou Mi menor. Os dois tons tem exatamente as mesmas notas, mas existe uma diferença fundamental entre eles. Explicar essa pequena diferença entre estes dois tons, agora, já daria "pano pra manga". O que dá para adiantar é que eles são também chamados tons relativos.
Acima você viu que no tom de SOL MAIOR o FÁ é sustenido.
Repare que na partitura do exemplo acima existe um sinal de # (sustenido) extamente na posição da nota FÁ. Isso quer dizer que até que haja indicação contrária, a nota FÁ não será tocada e sim a nota FÁ#.
VEJA MAIS UM EXEMPLO
Repare que agora existem três sustenidos no início da partitura.
O primeiro está na posição da nota FÁ, o segundo na posição da nota DÒ, e o terceiro na posição da nota SOL .
Isso quer dizer que até que haja indicação contrária no decorrer da partitura, as notas FÁ,DÓ e SOL, não devem ser tocadas. E sim FÁ#, DÓ# e SOL#.
AGORA UM EXEMPLO COM OS BEMÓIS
A partitura está em LÁb Maior ou FÁ Menor
Repare que os bemóis ocupam a posição das notas SI, MI, LÁ e RÉ .O que quer dizer que essas notas devem ser substituídas por SIb, MIb LÁb e RÉb.
CONTINUAÇÃO NO CAPITULO 20
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